Endereço

Av. Vicente de Carvalho, 1159 - Vila da Penha, RJ

Telefone

(21) 3457-8800

  • Home
  • Exames e Procedimentos

Exames e Procedimentos

Angiografia

Angiografia ou angiograma é o método de realização de um exame radiográfico dos vasos sanguíneos, por meio da injeção de contraste radiopaco no ambiente intravascular.

Broncoscopia

Broncoscopia é um exame realizado para permitir ao médico uma visualização interna do pulmão, desde a laringe e indo até os brônquios. É o equivalente pulmonar à endoscopia, exame similar cujo enfoque é no sistema digestivo.

Ecocardiografia bidimensional com doppler

Ecocardiografia bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Hemodinâmica

Hemodinâmica: Exame que identifica obstruções de artérias (coronárias, cerebrais, renais ou em membros), com a finalidade de diagnosticar e tratar uma possibilidade de obstrução ou aneurismas que podem, por exemplo, causar Infarto Agudo do Miocárdio ou Acidente Vascular Encefálico.

Laboratório de Anatomo-Patologia (externo)

Laboratório de Anatomo-Patologia (externo) é responsável pelo diagnóstico de doenças baseado no exame micro ou macroscópico de células ou tecidos. Esses materiais são analisados em busca de alterações específicas provocadas por doenças, informações essenciais para a confirmação de um diagnóstico e definição do estágio da doença. Trata-se, portanto, de área essencial a qualquer hospital, pois possibilita o diagnóstico de inflamações, infecções e cânceres.

Retossigmoidoscopia

Retossigmoidoscopia é um exame endoscópico de imagem realizado através da observação direta do interior do canal anal, reto e cólon sigmóide e intestino grosso. Este exame pode ser realizado tanto com aparelho rígido como com aparelho flexível, sendo que o alcance de visão deste último é maior.

Doppler Color Vascular

Doppler Color Vascular: É um tipo de ultrassom (ou ecografia) vascular que estuda a velocidade e direção do fluxo de sangue das artérias, com o objetivo de avaliação do bloqueio (oclusão) ou estreitamento (estenose) das artérias. É um exame realizado para avaliar as artérias carótidas, vertebrais e dos membros do paciente.

Angiografia Digital

Angiografia Digital é um exame minimamente invasivo, que tem por objetivo estudar o interior dos vasos arteriais e/ou venosos, a fim de auxiliar no diagnóstico de dilatações (aneurismas) ou entupimentos (obstruções) de todos os segmentos.

Cateterismo Cardíaco

Cateterismo Cardíaco Angiografia Coronária ou Estudo Hemodinâmico é um exame invasivo para examinar vasos sanguíneos e o interior do coração.

Eletrocardiografia

Eletrocardiografia é um procedimento não invasivo de uso comum para registro de alterações elétricas no coração. O registro, que é chamado de eletrocardiograma ou ECG, mostra a série de ondas relacionadas aos impulsos elétricos que ocorrem durante cada batida do coração.

Hemodiálise e Diálise peritoneal

Hemodiálise e Diálise peritoneal: procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Pleuroscopia

Pleuroscopia é a visualização da pleura, a membrana que recobre os pulmões, através de um aparelho de vídeo, parecido com um endoscópio.

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada é um exame não invasivo de diagnóstico que, com imagens geradas via radiação e produzidas por computador, permite a visualização de órgãos, estruturas e tecidos de forma muito mais detalhada que uma radiografia comum.

Angioplastia Coronariana

Angioplastia Coronariana é um procedimento médico minimamente invasivo para desobstrução das artérias coronárias, restabelecendo a passagem normal do sangue. É utilizado um cateter de balão, com um pequeno balão na sua extremidade, que é inflado na região obstruída dentro artéria.

Angiografia Cerebral

Angiografia Cerebral é uma técnica utilizada para a detecção de anomalias dos vasos sanguíneos cerebrais - como sejam uma dilatação arterial, uma inflamação, uma configuração anormal ou uma obstrução vascular.

Colonoscopia

Colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

Endoscopia digestiva alta

Endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno. Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmara.

Laboratórios de análises clínicas

Laboratórios de análises clínicas É onde se coleta e realiza exames laboratoriais do sangue, urina, líquor ou outros fluidos corporais.

Radiologia Clínica Convencional

Radiologia Clínica Convencional, Contratada e Invasiva também conhecida como raio-x, é um exame realizado quando há suspeitas de fratura, para diagnosticar algumas doenças dos órgãos ou para detectar problemas nas articulações.

Ultrassonografia

Ultrassonografia é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo, através de emissão de ultrassom. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.

Angioplastia Periférica

Angioplastia Periférica é o tratamento das lesões obstrutivas nos vasos extracardíacos que irrigam os diversos órgãos do nosso organismo. A angioplastia pode ser realizada em vasos carotídeos (que irrigam o sistema cerebral), em vasos renais (que irrigam os rins), em vasos dos membros superiores e inferiores, bem como na aorta abdominal e seus ramos.

Implante de marca-passos cardíacos

Implante de marca-passos cardíacos são pequenos dispositivos implantáveis, capazes de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, impedindo que a frequência cardíaca se reduza abaixo de determinados limites.